Exercício físico melhora a saúde mental

Já é sabido que o exercício físico traz inúmeros benefícios para a saúde, como ter um coração saudável, melhora nas articulações e ossos, etc.

Mas não é só isso, o exercício físico também é benéfico para a saúde mental e o bem-estar.

Interessante ressaltar para que o exercício físico torne algo realmente benéfico é preciso enxergá-lo não algo que “temos de fazer” ou que “deveríamos fazer” e sim como uma higiene mental.

Além disso, ser ativo não significa apenas praticar esportes, há também outras maneiras de praticar
atividade física.

Exercício físico diário

A recomendação para um adulto é a prática de 75 e 150 minutos de exercícios por semana.

Podem ser exercícios de intensidade moderada, como caminhada, andar de bicicleta ou atividades como corrida, natação, etc.

Qualquer atividade que aumente a frequência cardíaca e a respiração faz com que o corpo fique mais aquecido.

Isso porque, a atividade física afeta diretamente o cérebro, pois aumenta a circulação sanguínea.

As atividades físicas que podem ser consideradas como algo cotidiano são caminhadas, tarefas domésticas, brincadeiras, jogos e atividades comunitárias.

Algumas atividades como caminhar até o ponto de ônibus ou subir escadas contam e podem somar os 150 minutos de exercício por semana recomendados para o adulto.

Benefícios do exercício físico para a saúde mental

O exercício físico é benéfico auxiliares para a saúde mental, pois melhora a imagem corporal, rotina e também colabora para ter um sentimento de realização.

Os resultados do exercício é uma sensação de sentir-se forte e ter mais capacidade física, o que pode beneficiar a autoestima e bem-estar geral.

Além disso, ter uma rotina de exercício físico é importante, pois pode melhorar o estresse que muitas pessoas sentem ao tomar decisões.

Segundo especialistas, a realização de atividades reduz o estresse, fazendo com que a situação pareça mais controlável.

Depressão e a ansiedade

O exercício físico também ajuda ao combate dos sintomas da depressão e ansiedade e a razão decorre por conta do estabelecimento de metas físicas, isso traz uma sensação de controle e realização.

Outro ponto acerca das metas é sempre melhorá-las e dificultá-las, pois somente assim será possível alcançar o nível de condicionamento físico desejado.

Outros benefícios que o exercício físico traz para a saúde mental

Quando há atenção ao realizar a atividade física a conexão entre corpo e mente aumentam.

Isso porque melhora a condição física mais rapidamente, bem como interrompe o fluxo de preocupações.

Os principais exercícios físicos que melhoram a saúde mental

As principais atividades físicas que fazem coração bata mais forte são os cardiovasculares.

Podemos listar os seguintes exercícios:

  • Ioga
  • Pilates
  • Ciclismo
  • Dança
  • Musculação
  • Boliche
  • Ginástica
  • Golfe
  • Boxe
  • Natação

Para os especialistas todos os exercícios físicos são bons para melhorar a saúde mental, no entanto, os esportes coletivos são a melhor opção para os dias ruins.

Os esportes coletivos como basquete, futebol, beisebol e vôlei podem ser benéficos para a saúde mental do ponto de vista da atividade física e social.

Quando há um laço de amizade entre pessoas que praticam juntas a mesma atividade física, há um auxílio no tratamento da depressão e alivia a ansiedade social.

Da mesma forma, essas atividades exigem estar em um novo ambiente, o que quebra a rotina, ajudando a sair de situações tóxicas.

Outros exercícios físicos que ajudam na saúde mental

Em que pese o esporte coletivo ser um excelente exercício para quem sofre com alguma doença mental, há outras modalidades que também ajudam a melhorar a saúde mental:

Yoga: O yoga pode ajudar a fortalecer os vínculos sociais, reduzir o estresse e aliviar a ansiedade, a depressão e a insônia.

Ciclismo: Andar de bicicleta traz vários benefícios à saúde mental, incluindo redução do estresse, ansiedade e depressão.

Corrida: A corrida de duração e intensidade variáveis podem melhorar o humor e a saúde mental, no qual há o controle dos pensamentos e também elevar o nível de concentração.

Exercícios aeróbicos: Esses tipos de exercícios ajudam a promover uma boa saúde mental, como pular corda, boxe, levantamento de peso.

Segundo especialistas, a atividade física é uma forma segura e eficaz de melhorar a saúde mental que deve ser prescrito com outros tratamentos, como terapia e medicação.

Motivação para a prática do exercício físico

Algumas atividades são importantes para manter a motivação na realização do exercício físico, são elas:

Exercícios moderados: No início começar com uma quantidade pequena como caminhar 10 minutos por dia ou fazer alongamentos leves e com o passar do tempo aumentar a intensidade.

Atividade que gosta de realizar: Para manter a motivação o ideal é encontrar uma modalidade que goste de praticar, pois só assim será possível realizar diariamente.

Hábito: O exercício físico é hábito, por isso importante estabelecer um horário fixo.

Metas: O estabelecimento de metas ajudará a manter a motivação e também a autoestima

Recompensa: Todas às vezes que a meta é alcançada deve haver uma recompensa

Desistir: Haverá dias que o sentimento de desistir será grande, mas deve persistir na prática, pois quanto mais exercita, melhor será a sensação de bem-estar.

Considerações finais

A prática de atividade física traz inúmeros benefícios como a melhora cardiovascular, saúde metabólica e também promove a saúde do cérebro.

O exercício físico é uma ótima maneira de melhorar a autoestima e quando realizado em equipe fortalece os laços de amizade.

Diante disso, a atividade física combate os sintomas da depressão e ansiedade, pois quebra a rotina, ajudando e ajuda a sair de situações tóxicas.

Os principais exercícios que ajudam a melhorar a saúde mental são yoga, corrida, exercícios aeróbicos.

A atividade física é importante para a saúde mental, pois alivia o estresse, diminui a ansiedade o que facilita a tomada de decisões.

Ademais, atividades cotidianas como arrumar a casa, caminhar até o ponto do ônibus e subir as escadas em vez de usar o elevador já são um início para se manter atividade física.

O importante é manter uma rotina na realização do exercício físico, mesmo que seja de vinte minutos diários, com o tempo a intensidade pode ser aumentada.

O combate ao sedentarismo é o principal desafio a ser vencido para iniciar a prática de qualquer atividade física.


Quer saber mais sobre saúde e bem-estar? Fique por dentro dos nossos canais!

📞 Precisa falar conosco! Basta nos chamar no What’s App 13 99622-4437


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário